quinta-feira, 17 de março de 2011

Fotopic Garcia Bus fora do ar...Fotopic.net já era?

 Após um longo recesso de postagens aqui - e coloca longo nisso -, venho explicar porque o Fotopic Garcia Bus está fora do ar. Porém vou recordar a história do site..
 Bem, tudo começou bem antes de eu ter internet em casa...
 Em 2003, fui escolhido em minha sala para fazer um curso gratuito de Connectiva Linux, aqui na paróquia perto de casa. Neste curso estava incluído o de Netscape, o navegador que estava instalado nos PCs do curso. Pois bem, em uma parte das aulas de Netscape, houve o exercício de se procurar imagens na WEB. Até que eu tive a idéia de procurar (Olha só, a gente usava o BR.ALTAVISTA, heheh) ônibus. E não é que apareceu vários sites, ehhee. 
 Depois que terminei o curso, ficava indo na biblioteca, e tempos depois um dos primeiros cyber-cafés de Porto Alegre, que ficava no segundo andar de um prédio ali na Vigário. Ali, já que eu era de anotar  prefixos de frotas e etc..Conheci ali os sites de um chamado site FOTOPIC.NET. 
 Para quem se lembra dessa época aqui do sul, lá eu conhecia os Fotopics: GALERIA MILLENIUM de Rodrigo Soracco, PORTO ALEGRE ÔNIBUS ( Não lembro se era assim o nome) de César Mattos, o inesquecível PORTO ALEGRE ANOS 80 de Cristiano Saibro, e muitos outros, que eu ia acessando dos favoritos de cada um, isso em 2003/04.
 Em 2004 eu trabalhava no centro e na hora do almoço a caneta pegava fogo no caderno de anotações que eu levava no cyber da Andradas, heheh.
 Bom, mas você se pergunta o que isso tem a ver com o Fotopic Garcia Bus? Agora que vem a resposta:
 Depois de todo este tempo, em 2006 eu trabalhava em um escitório que era servido de acesso á internet..Aí já viu né, heheh. Passava todo o tempo livre lá dentro, ehhe. Um dia mandei um comentário no fotopic do Cristiano Saibro, pedindo á ele , se tinha como me conseguir as placas e prefixos de ônibus antigos da região metropolitana. Então, um dia recebi a resposta e ele me encaminhou a um grupo de discussões do Yahoo sobre outros aficcionados em ônibus que poderiam me ajudar, esse grupo de chama (ainda existe) RSBUS.
  Em 26 de Março de 2006 eu aderi ao grupo, do qual estou até hoje, e descobri que eu não era o único que gostava de ônibus.. Recebia fotos de várias partes, conversava, etc.. E aquela vontade de postar fotos também.. Então, mais de um ano depois, em Novembro de 2007, eu estreiava o meu pc na web.. Faltava agora uma câmera...Aí que entra o outro integrante do Garcia Bus: Alexandre Garcia, o meu irmão. Ele tinha um celular Siemens MC60 - Acreditem eu tenho ele ainda, heheh - , do qual ele usava para tirar fotos dos ônibus que ele via pela rua e suas entregas de motoboy. Pronto agora só faltava onde publicar as fotos. Então fiz um fotoblog no BOL e em 03/01/2007 entrava no ar, com fotos deste celular, o MOTOR E CIA, que abrangia fotos de carros, caminhões e claro ônibus (  http://fotosdecelular.nafoto.net/photo20070103223347.html ). 
 Então em julho de 2007, o meu irmão adquiriu um celular Motorola V3, as fotos melhoraram, o que me deu a idéia de fazer algo maior do que um fotoblog, fiquei pensando onde ia arranjar um site fácil de mexer e grátis, o que me veio a escolher um já consagrado entre os aficcionados: o Fotopic. Mas e o nome, não podia ser Motor e Cia, pois era só de ônibus. Como os muitos integrantes do RSBUS, usavam a terminação BUS, resolvi adotar também, e assim surgia o nome GARCIA BUS. Em 21/07/2007 entrava no ar o FOTOPIC GARCIA BUS. O Siemens MC60 foi repassado á mim, e nesse mesmo dia entrava ao ar também o MOTOR & CIA ( http://fotosdecelular2.nafoto.net/photo20070721011004.html ) a continuação do fotoblog do BOL, só que agora no UOL, com as fotos efetuadas por mim no MC60 e do V3 pelo meu irmão. Em 2009, ele passa a se chamar GARCIA BUS FOTOBLOG.
 Pois bem, ainda não terminei, em Dezembro de 2007, o meu irmão perde o V3...O que faríamos agora???
 Então, em 31/12/2008 fomos ao hipermercado daqui de Alvorada e efetuamos a compra de duas máquinas digitais BenQ DC E720. A minha tenho até hoje, já a do meu irmão sofreu dois acidentes: O primeiro o fecho do casaco dele quebrou o display da câmera, fato já explicado aqui em outro post ( http://garciabus.blogspot.com/2009/09/fotopic-garcia-bus-atualizacao-do-dia.html ) e após o fulminante, ao cair do bolso dele com a moto em movimento, amassando toda ela.
 Faltou este Blogger, que criei em 06/12/08 para contar os bastidores, novidades e atualizações do fotopic, além do Twitter do Garcia Bus para avisar das atualizações em tempo real. 
 Mas voltando ao assunto do Fotopic, muitas vezes o site saiu do ar, mas por pouco tempo, algumas vezes não consegui atualizar no dia correto, mas agora, desde Quarta-Feira passada ( 09/03 ), a página principal do site não está no ar. Não houve um aviso sequer do que aconteceu, do que se passa e do que será dos milhares de usuários do Brasil e do mundo agora.
 Muitos sites eu conhecia desde 2003, muitos já consagrados, como ASTBUS, DBPBUSS e vários outros que ocupariam quase toda página. Esses dias estava vendo os meus favoritos do navegador e estavam milhares de sites do Fotopic que eu ainda não tinha observado todo. É uma grande perda o FOTOPIC.NET ter saído do ar, ainda tenho a esperança de que volte, foram mais de 3 anos de sagas, edições, perseguições às novidades, visitas de vários países ao site, que aliás era muito visitado pelos funcionários da empresa Soul, aqui do município, pois contava com uma grande quantidade de fotos antigas da empresa.Além claro, da galeria que trazia por onde andavam os ex-Soul e VAL.
 Ultimamente o site estava por mudança, abrangendo somente fotos aqui no município. Isso foi um grande golpe para mim e para o meu amigo Márcio Silveira que estávamos em busca das antiguidades daqui de Alvorada, a parceira que já tinha mais de 2 anos. Aliás ele tambem teve todos os desenhos de seu fotopic com as pinturas antigas das empresas da Região metropolitana e Porto Alegre perdidos.
 No momento , irei me dedicar á este blog e ao fotoblog do UOL. Por enquanto de idéia mesmo, só o álbum do Windows Kydrive, que oferece 25 Gb de espaço, porém não tem recurso de bloqueio de cópia da foto, o que convenhamos, coloca a minha palavra de divulgação de foto antigas de acervo em questão. Outro problema o tamanho do link, era bem mais fácil de passar do fotopic para alguém que pedia o endereço, olha só como é o link do Skydrive: http://cid-8f28b9fc0d4f448c.office.live.com/browse.aspx/Garcia%20Bus 
Bem mais difícil né?
 Vou ser sincero com você leitor, estou extremamente desmotivado em criar outro site. Vou tentar achar uma saída, qualquer novidade postarei primeiro no twitter do Garcia Bus ( http://twitter.com/#!/garciabus ).
 Como diz o Marcio: E VAMO SEGUINDO!!
 De lembrança fica o banner que o meu irmão criou para o site:

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Temos que ter força, é uma grande perda mesmo o fotopic estar fora do ar. E tantos, e tantos fotopics mundo a fora com suas galerias ímpares terem sido desligadas. Estou no aguardo que o fotopic volte... Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Belo relato. Uma pena que o fotopic.net tenha saído do ar, sem qualquer aviso. Quando a Microsoft Space Live foi desativado, pudemos migrar tudo para o Wordpress. O fotopic.net poderia ter oferecido a opção de download/migração antes de fechar as portas sem qualquer justificativa.

    ResponderExcluir
  4. Realmente foi pena não terem avisado que iam fechar .Sou um adepto do Fotopic , tinha uma galeria JS Trains e pagava anualmente para isso .
    Sem comentários o fecho ...

    ResponderExcluir